Um avião de carga Boeing 747-8 (BA; BOEI34) da Atlas Air fez um pouso de emergência em Miami na noite de quinta-feira, logo após a decolagem, devido a um incêndio no motor.
A aeronave com cinco tripulantes retornou em segurança e não foram relatados ferimentos.
A Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) investigam o incidente.
A FAA informou que uma inspeção pós-voo revelou um buraco do tamanho de uma bola de softball acima do motor, enquanto o NTSB disse que “abriu uma investigação e está coletando informações para avaliar e determinar o escopo da investigação”.
Vídeos não verificados no X, antigo Twitter, mostram chamas saindo da asa esquerda da aeronave durante o vôo.
“A tripulação seguiu todos os procedimentos padrão e retornou com segurança para o (Aeroporto Internacional de Miami),” disse a empresa de frete aéreo, acrescentando que realizará uma inspeção para determinar a causa.
A Boeing afirmou que está apoiando a Atlas e “irá colaborar com a investigação do NTSB sobre este incidente”.
O Boeing 747-8 da Atlas tem oito anos de idade, segundo a FAA, e é equipado com quatro motores General Electric GEnx.
A GE Aerospace disse estar fornecendo assistência técnica à FAA e ao NTSB enquanto realizam a investigação.
A falha do motor ocorre no contexto de dois acidentes de grande repercussão envolvendo aviões este ano
Um avião de passageiros Airbus A350 operado pela Japan Airlines colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira em Tóquio, levando a morte de cinco tripulantes em 2 de janeiro.
Poucos dias depois, um jato Boeing 737 MAX 9 fez um pouso de emergência após uma explosão em um painel da estrutura da cabine, o que levou a FAA a suspender 171 jatos temporariamente para verificações de segurança.
O voo da Atlas Air tinha como destino San Juan, em Porto Rico.