A B3 (B3SA3) decidiu suspender o selo de Novo Mercado da Americanas (AMER3), que está em recuperação judicial e sob investigação por fraude contábil, no primeiro movimento do tipo pela operadora da bolsa, conforme comunicado divulgado nesta quarta-feira.
Com a decisão, a varejista fica impedida de utilizar em suas comunicações o selo do Novo Mercado, uma segmentação de empresas listadas na B3 que apresentam boas práticas de governança corporativa.
Esse é o primeiro caso de uma suspensão deste selo pela B3.
A decisão tem efeito dentro de 15 dias, prazo que a B3 dá à Americanas para recorrer, e permanece em vigor até que a empresa cumpra com quatro condicionantes: a divulgação de relatório do comitê independente; demonstrações financeiras sem ressalvas de auditoria; relatório de controles internos; e a atualização de todas as informações financeiras pendentes até o momento.
Além da suspensão do selo, a B3 aplicou multas que totalizam 6,237 milhões de reais a 22 acusados no escândalo da Americanas, que incluem conselheiros, membros do cômite de auditoria e diretores.
Eles terão prazo de 15 dias para entrar com recurso.