Os contratos futuros de cacau subiram nesta quinta-feira, se aproximando das máximas de vários anos atingidas recentemente, após dados mostrarem que a demanda na Europa no terceiro trimestre caiu menos do que o esperado, reposicionando o foco dos investidores na escassez de oferta.
Cacau
O contrato março do cacau em Londres fechou em alta de 76 libras, ou 2,6%, a 3.020 libras por tonelada.
A moagem de cacau no terceiro trimestre na Europa, uma medida da demanda, caiu 0,9% em relação ao ano anterior, de acordo com a Associação Europeia de Cacau.
Os negociantes disseram que o declínio foi muito menor do que o esperado e que a questão da oferta está novamente no centro das atenções dos investidores, à medida que o mercado caminha para um terceiro déficit consecutivo.
O dezembro do cacau em Nova York subiu 58 dólares, ou 1,7%, a 3.490 dólares a tonelada.
Açúcar
O março do açúcar bruto caiu 0,05 centavo, ou 0,2%, a 26,35 centavos de dólar por libra-peso.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla eim inglês) reduziu novamente sua projeção para a produção de açúcar dos EUA e disse que as importações de alto nível foram recordes.
O dezembro do açúcar branco subiu 1,90 dólar, ou 0,3%, a 711,20 dólares a tonelada.
Café
O janeiro do café robusta subiu 20 dólares, ou 0,9%, a 2.255 dólares por tonelada, após tocar uma mínima de seis meses de 2.223 dólares na terça-feira.
O dezembro do café arábica subiu 1,6 centavo, ou 1,1%, para 1,493 dólar por libra-peso.