Os contratos futuros do café robusta na bolsa ICE terminaram com ganhos de mais de 2% na quinta-feira, atingindo mais cedo o preço mais alto em pelo menos 16 anos, em meio a novas preocupações com a oferta.
O contrato maio encerrou com alta de 72 dólares, ou 2,2%, para 3.381 dólares por tonelada, após bater seu maior valor desde que a forma atual do contrato começou a ser negociada em janeiro de 2008, a 3.431 dólares.
Os preços locais dos principais produtores de robusta, Vietnã e Indonésia, atingiram novos recordes nesta semana, com a forte demanda em meio ao esgotamento dos estoques.
Comerciantes baseados no Vietnã disseram que os agricultores e exportadores estão retendo cerca de 30% a 35% de sua safra, à espera de preços mais altos. Eles acrescentaram que as exportações do país começaram a cair em fevereiro.
O café arábica de maio fechou em alta de 3,2%, a 1,922 dólar por libra-peso, após marcar o pico deste ano, de 1,9475 dólar.
Açúcar
O açúcar bruto caiu 0,17 centavo, ou 0,8%, a 21,28 centavos de dólar por libra-peso.
A área plantada com beterraba sacarina na União Europeia poderá aumentar apenas 2%-3% na próxima temporada, apesar dos bons preços do açúcar, disse o maior produtor de açúcar da França, Tereos.
Os legisladores da União Europeia concederam aos produtores de alimentos ucranianos acesso isento de tarifas aos mercados da UE por mais um ano.
A produção de açúcar da Ucrânia deverá atingir o maior nível em sete anos na próxima temporada de 2024/25, disse um executivo de uma grande empresa agrícola ucraniana.
O açúcar branco caiu 1,1%, para 604,10 dólares a tonelada.