Os contratos futuros do café robusta na ICE fecharam em queda na quinta-feira, uma vez que a forte tendência recente de alta dos preços foi interrompida depois que os valores atingiram o maior nível em mais de 16 anos, enquanto as cotações do café arábica tiveram o maior valor em 18 meses.
Café
O contrato maio do café robusta caiu 46 dólares, fechando a 3.766 dólares a tonelada, depois de atingir o pico de 3.849 dólares, o mais alto desde que a forma atual do contrato começou a ser negociada em 2008.
Os negociantes disseram que os suprimentos no Vietnã continuaram muito apertados e que havia preocupações sobre uma possível seca no maior produtor mundial de robusta.
Atrasos na colheita de robusta na Indonésia aumentaram as preocupações com a oferta.
“Somente quando as atividades de colheita de café no Brasil e na Indonésia começarem, os agricultores deixarão de esperar preços mais altos e estarão dispostos a liberar mais grãos”, escreveu Nguyen Ngoc Quynh, vice-diretor da Bolsa Mercantil do Vietnã, em uma nota aos clientes.
Os agricultores brasileiros estão se preparando para iniciar a colheita de uma safra maior de café robusta este ano, justamente quando os preços locais atingiram um recorde.
O café arábica subiu 3,15 centavos, a 2,0675 dólares por libra-peso, depois de atingir 2,0795 dólares, máxima em 18 meses.
Açúcar
Açúcar bruto ganhou 0,6%, para 22,36 centavos de dólar por libra-peso.
O açúcar branco ficou 0,5% mais alto, a 650,70 dólares a tonelada.