Lançado no último domingo (02) pelo Banco Central (BC), o aplicativo Câmbio Legal ajudará turistas a localizar, por meio de smartphones e tablets, cerca de 12 mil pontos de atendimento de instituições credenciadas para fazer operações de câmbio.
A princípio o app está disponível apenas para aparelhos que usem os sistemas iOS (iPhone e iPad, da Apple) e Android (software gratuito e livre, do Google). O download desses aplicativos é gratuito e pode ser feitos na App Store e no Google Play.
A opção por essas plataformas operacionais é estratégica, afinal, elas são responsáveis por mais de 90% do mercado brasileiro. “Dependendo da expansão, poderemos futuramente disponibilizá-los também para outras plataformas”, disse o secretário executivo do BC, Geraldo Mantega.
Segundo o Banco Central, o número atual de pontos de atendimento pode se ampliar para 100 mil pontos de câmbios registrados no aplicativo. Para que isso ocorra, será necessária a colaboração das 184 instituições financeiras credenciadas pelo BC.
Esse aumento se deve, principalmente, pela consideração das máquinas de saques (ATM), nas quais será possível sacar reais com cartão de crédito internacional.
Sem cotação
No entanto, Magela informou que o app não disponibiliza a cotação das moedas nas casas de câmbio.
“A cotação [atual] não é possível porque varia de minuto a minuto. Não é possível estabelecer cotação. Tem que ver se é maquina cambiadora, se é uma operação de troca ou saque [no ATM]. Não é possível ser disponibilizada”, declarou ele, acrescentando que o aplicativo ficará disponível por tempo indeterminado e visa atender também ao turista brasileiro.
A autoridade monetária disponibilizará, por meio do aplicativo, informações como localização, telefone, horários de atendimento e serviços oferecidos por cada um dos postos autorizados pelo BC. Porém, se eles quiserem saber a cotação, “poderão acessar o site dessas instituições a partir do próprio aplicativo”, acrescentou o secretário.
Site especial
O BC também informou que foi desenvolvido um site especial com perguntas frequentes sobre o tema, dicas sobre onde obter os reais antes de viajar, instituições financeiras autorizadas, documentos necessários na hora da compra, possibilidade de troca nos ATM’s e uso do cartão internacional, além de limites de compra.
Essa iniciativa é mais uma que faz parte de uma campanha mais ampla, focada nos turistas estrangeiros, que tem como um dos objetivos apresentar as cédulas do real e os elementos de segurança nelas contidos.
Inicialmente, o Câmbio Legal deve ajudar os turistas que visitarão o país para a Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15, e a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
Continue a leitura
Assuntos relacionados a câmbio e moeda não só despertam curiosidade como também levantam boas dúvidas para discussões. O Dinheirama tem alguns artigos publicados sobre o tema que podem ajudar seus estudos. Confira:
- Vender moeda em casa de câmbio é a melhor opção
- Viajar e pagar no exterior: cartão de crédito, pré-pago ou dinheiro?
- Entendendo Dólar Comercial, Turismo e Paralelo
Se você está atrás de mais aplicativos para seu smartphone ou tablete, abaixo estão alguns artigos interessantes sobre o tema:
- 10 aplicativos para melhorar a rotina de trabalho
- Aplicativos Dinheirama Online para Android e iOS
- Os aplicativos (apps) mais inovadores do festival SXSW 2013
Fonte: Último Instante. Foto de freedigitalphotos.net.