A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta quarta-feira a contratação do técnico Dorival Júnior como novo comandante da seleção e marcou a apresentação do treinador para quinta-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
“Dorival Júnior é o novo treinador da Seleção Brasileira Masculina. A entrevista coletiva com o técnico será realizada nesta quinta-feira na sede da CBF”, informou a entidade em nota em seu site oficial.
Dorival já tinha se despedido do São Paulo no fim de semana e anunciado que iria para a seleção.
Ele assume a vaga de Fernando Diniz, que foi demitido após apenas seis jogos à frente da equipe, com duas vitórias, um empate e três derrotas seguidas para Uruguai, Argentina e Colômbia.
O Brasil ocupa atualmente a incômoda sexta posição nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026. Seis seleções sul-americanas se classificam direto para o Mundial e o sétimo colocado vai disputaram uma repescagem.
Inicialmente a CBF sonhava com o italiano Carlo Ancelotti para assumir a seleção este ano, mas o técnico preferiu renovar contrato com o Real Madrid.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, voltou ao comando da entidade na semana passada, graças a uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que alegou que a destituição do dirigente pela Justiça do Rio de Janeiro poderia causar danos e prejuízos ao futebol brasileiro por conta do estatuto da Fifa.
O dirigente havia sido afastado no início de dezembro pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro atendendo a um pedido de ex-vices-presidentes da CBF que perderam seus cargos no âmbito de um acordo firmado pela confederação com o Ministério Público, em 2022, sobre o processo eleitoral para a presidência da confederação.