A chinesa Huawei Technologies registrou um ligeiro aumento na receita nos três primeiros trimestres de 2023, com a empresa citando o crescimento em seus negócios de energia digital e nuvem, bem como a crescente competitividade de sua unidade de componentes de veículos.
A Huawei registrou receitas de 456,6 bilhões de iuanes (62,4 bilhões de dólares) nos três primeiros trimestres do ano, um aumento de 2,4% em relação ao ano anterior.
O lucro aumentou 177,8% no período, para 73,05 bilhões de iuanes, de acordo com cálculos da Reuters. O aumento ocorreu em grande parte devido a pagamentos relacionados à venda da empresa de sua unidade de smartphones Honor em novembro de 2020, disse um porta-voz da Huawei.
No terceiro trimestre, a receita aumentou 1,5%, para 145,7 bilhões de iuanes, de acordo com cálculos da Reuters.
O crescimento estava “em linha com a previsão”, disse o chairman rotativo da Huawei, Ken Hu, em um comunicado à imprensa.
As vendas de smartphones da Huawei aumentaram no terceiro trimestre graças ao lançamento da série Mate 60 no final de agosto, disseram três empresas de pesquisa esta semana, com a Counterpoint Research relatando um aumento de 37% em relação ao ano anterior para a empresa.
Isso marca uma retomada para a Huawei, já que seu negócio de smartphones foi duramente atingido pelos controles de exportação dos Estados Unidos impostos contra a empresa desde 2019.
No entanto, o porta-voz da Huawei atribuiu o crescimento da receita do terceiro trimestre a aumentos nos negócios de energia digital, nuvem e autopeças, e disse que as vendas da série Mate 60 foram inicialmente restringidas pelo fornecimento limitado e um lançamento relativamente tarde no trimestre.
Richard Yu, presidente-executivo de Smart Car da Huawei, anunciou neste mês que a marca de veículos elétricos Aito, apoiada pela Huawei, recebeu mais de 70.000 pedidos para seu modelo M7 renovado e disse que estava investindo em sua cadeia de suprimentos para atender à demanda.