A chinesa State Grid arrematou nesta sexta-feira o projeto de construção de um bipolo de transmissão de energia de 18 bilhões de reais, maior empreendimento do tipo leiloado no país nos últimos anos.
O grupo estatal chinês ofertou uma receita anual permitida (RAP) de 1,94 bilhão de reais pelo empreendimento, o que representa um deságio de 39,90% ante o valor máximo estabelecido pelo regulador.
A State Grid é um dos maiores grupos do setor de transmissão brasileiro, controlando 24 concessionárias, sendo 19 próprias e 5 joint ventures. Ao todo, opera mais de mais de 16 mil quilômetros de linhas no país.
Além da State Grid, um consórcio formado pela transmissora Alupar e pelo fundo de investimentos Mercury também ofereceu proposta pelo ativo, mas não foi vencedor na dinâmica. A espanhola Cymi chegou a se habilitar para a disputa, mas não realizou ofertas.
O bipolo em corrente contínua (HVDC, na sigla em inglês) prevê a construção de 1,5 mil quilômetros de linhas de transmissão entre Maranhão e Goiás, e subestações com 9.840 MWA em capacidade de transformação.