O dólar (USDBLR) caía ligeiramente frente ao real nesta quarta-feira, com investidores aguardando dados de emprego dos Estados Unidos que podem direcionar as expectativas em relação à política monetária do Federal Reserve.
Às 10:04 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,21%, a 4,9150 reais na venda.
Na B3, às 10:04 (horário de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,39%, a 4,9230 reais.
Investidores aguardavam a publicação do relatório de emprego privado da ADP, às 10h15, que precede o dado do governo mais abrangente de criação de vagas de sexta-feira. Os dados oferecerão uma visão sobre a saúde do mercado de trabalho dos EUA, que é acompanhada de perto pelas autoridades do Federal Reserve.
Dados fracos tendem a reforçar apostas num Fed mais brando em sua reunião de política monetária da semana que vem, mas surpresas para cima provavelmente reverteriam o recente otimismo do mercado global, podendo elevar a demanda pela segurança do dólar.
“O que nós temos diante disso é o dólar sem grandes movimentos, tudo à espera do payroll”, disse o chefe de câmbio da Trace Finance, Evandro Caciano.
A perspectiva de juros mais baixos nos Estados Unidos costuma levar a um redirecionamento de recursos para países mais rentáveis, ainda que mais arriscados, como o Brasil. Por outro lado, quaisquer indícios de uma política monetária mais rígida por lá tendem a impulsionar o dólar globalmente.
Segundo Caciano, o mercado de câmbio pode ser influenciado nos próximos dias por movimentos de realização de lucros por parte de agentes estrangeiros. Em novembro, o dólar caiu quase 2,5% frente ao real, em linha com o enfraquecimento dos rendimentos dos Treasuries no período.
Ao mesmo tempo, vários operadores alertavam para uma demanda sazonal pela divisa norte-americana à medida que o final do ano se aproxima e as empresas brasileiras se preparam para enviar remessas de dinheiro ao exterior.
O dólar à vista fechou a última sessão cotado a 4,9255 reais na venda, em baixa de 0,46%.