A Honda Motor relatou um aumento de 78% no lucro trimestral nesta quarta-feira, impulsionado por um aumento nas vendas, especialmente no mercado norte-americano, e por um iene mais fraco.
A segunda maior montadora do Japão em vendas disse que seu lucro operacional totalizou 394,4 bilhões de ienes (2,76 bilhões de dólares) nos três meses até junho, superando com folga a estimativa média de 324,74 bilhões de ienes em pesquisa da Refinitiv com analistas, e ante lucro de 222,2 bilhões de ienes no mesmo período do ano passado.
Assim como outras montadoras, a Honda disse que se beneficiou de fortes vendas para clientes de varejo no mercado dos Estados Unidos, registrando salto de 44,7% ano a ano, para 347.000 unidades, à medida que o impacto problemas pós-pandemia no fornecimento de peças e chips diminui.
Em contraste, houve uma queda acentuada de 5% nas vendas na China no trimestre, a 309.000 veículos, diante da concorrência local cada vez maior e de uma rápida mudança para veículos elétricos no maior mercado automotivo do mundo.
As condições comerciais na China pioraram para a Honda em comparação com quando foi divulgada a previsão da companhia de vender 1,4 milhão de veículos no ano, disse um funcionário da empresa.
“Ainda estamos operando com algumas restrições de semicondutores”, disse.
A Honda manteve sua previsão de lucro operacional de 1,0 trilhão de ienes para o ano atual, abaixo da previsão média de 1,117 trilhão de ienes de 22 analistas.