As importações de óleo de palma pela Índia em novembro aumentaram mais de um quinto em relação ao mês anterior, uma vez que as refinarias favoreceram o produto devido aos grandes descontos em comparação com os concorrentes óleo de soja e óleo de girassol, disseram cinco negociantes à Reuters nesta segunda-feira.
O aumento das compras pelo maior importador mundial de óleos vegetais pode ajudar a reduzir os estoques de óleo de palma nos principais produtores, Indonésia e Malásia, e apoiar os futuros de referência.
As importações de óleo de palma pela Índia em novembro aumentaram 22% em relação ao mês anterior, atingindo 867.000 toneladas, o maior volume em três meses, segundo estimativas dos negociantes.
O desconto do óleo de palma em relação ao óleo de soja e ao óleo de girassol tem se ampliado nas últimas semanas, incentivando as refinarias a mudar para o óleo de palma, disse Sandeep Bajoria, CEO do Sunvin Group, uma corretora de óleos vegetais.
O aumento das importações de óleo de palma elevou o total das importações de óleos comestíveis da Índia em novembro para 1,13 milhão de toneladas, um aumento de 13% em relação ao mês anterior, segundo os negociantes.
Os estoques de óleo comestível no país subiram para perto de um recorde, levando as refinarias a liquidar os estoques portuários antes de fazer novos pedidos, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da corretora e comerciante de óleo comestível GGN Research.
Os estoques domésticos de óleo vegetal saltaram para 3,1 milhões de toneladas em 1º de novembro, em comparação com 2,45 milhões no ano anterior, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA), que provavelmente publicará seus dados sobre as importações de novembro em meados de dezembro.
As importações de óleo de soja em novembro aumentaram 7% em relação ao mês anterior, para 145.000 toneladas, mas muito abaixo da média de importações de 306.000 toneladas no último ano comercial, estimaram os comerciantes.
As importações de óleo de soja vêm caindo nos últimos dois meses devido às margens negativas de refino, a seu elevado prêmio sobre os óleos rivais e ao aumento dos suprimentos locais, disse Vipin Gupta, CEO da Glentech Group, uma comercializadora com sede em Dubai.
As importações de óleo de girassol caíram 21%, ficando em 122.000 toneladas, o menor volume em 17 meses, segundo os negociantes.
A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.