O Itaú Unibanco (ITUB4) registrou lucro líquido recorrente de 9,04 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, alta de 11,9% frente ao mesmo período de 2022, informou o banco nesta segunda-feira.
Analistas, em média, esperavam lucro recorrente de 8,95 bilhões de reais, conforme dados da LSEG.
O lucro líquido contábil do Itaú no trimestre foi de 7,54 bilhões de reais.
O banco registrou um retorno recorrente gerencial sobre o patrimônio líquido médio anualizado, um indicador de rentabilidade, de 21,1% no trimestre encerrado em setembro, em comparação a 21% em igual período do ano passado.
A carteira de crédito do Itaú foi a 1,16 trilhão de reais, alta de 4,7% frente a mesma etapa do ano anterior.
A margem financeira gerencial do Itaú somou 26,3 bilhões de reais, um aumento de 9,9% na base de comparação ano a ano.
O índice de inadimplência acima de 90 dias do banco foi de 3% no trimestre, estável ante o segundo trimestre e 0,2 ponto percentual maior em relação a igual período de 2022.
As despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa totalizaram 9,2 bilhões de reais, queda de 4,1% na comparação trimestral e aumento de 11,3% ano a ano.
Em fato relevante também divulgado nesta noite, o banco ainda ajustou suas projeções anuais à venda das operações do Banco Itaú Argentina. “Excluindo-se das projeções os impactos da alienação das operações na Argentina, reafirmamos o guidance divulgado anteriormente”, afirmou o Itaú.