A Localiza (RENT3) teve prejuízo líquido de 88,8 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo resultado positivo de 457 milhões obtido no mesmo período de 2022, segundo balanço divulgado na noite de segunda-feira com números mais fracos que o esperado pelo mercado.
A maior empresa de aluguel de carros e gestão de frotas do país teve uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 2,34 bilhões de reais entre abril e o final de junho, mais que o dobro ante o desempenho de 1,12 bilhão de um ano antes.
Porém, analistas esperavam Ebitda de 2,56 bilhões de reais e lucro líquido de 91,6 milhões para a Localiza no período, segundo dados da Refinitiv.
A Localiza afirmou que reconheceu no resultado do segundo trimestre impacto de 631,4 milhões de reais por conta da redução esperada no valor recuperável dos carros e na depreciação geradas pela medida do governo federal que beneficiou temporariamente o setor automotivo com redução de preços dos veículos e aumento de vendas.
A empresa, que concluiu fusão com a segunda maior companhia do setor em meados do ano passado, a Unidas, apurou receita líquida de 6,85 bilhões de reais no segundo trimestre, ante 3,05 bilhões de faturamento no mesmo período de 2022. Analistas, em média, esperavam receita líquida de 6,66 bilhões para a Localiza no segundo trimestre.
A companhia terminou junho com uma alavancagem de 2,78 vezes e 11,1 bilhões de reais em caixa. Um ano antes, a Localiza havia divulgado relação dívida líquida sobre Ebitda de 2 vezes e caixa de 6,5 bilhões.