A JBS (JBSS3) registrou lucro líquido de 82,6 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, recuo de 96,5% na comparação com o último trimestre de 2022, conforme balanço divulgado nesta terça-feira.
A empresa afirmou que enfrentou desafios tanto internos quanto externos em 2023, “especialmente devido ao excesso global de aves no primeiro semestre e aos custos de produção ainda elevados, dado o alto preço dos grãos” e outros fatores.
O resultado veio bem abaixo da expectativa média de analistas consultados em pesquisa da LSEG, que esperavam um lucro de 800,2 milhões de reais no período.
Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou 5,104 bilhões de reais no trimestre encerrado em dezembro, crescimento de 11,6% ano a ano, praticamente em linha com as expectativas de analistas.
Em 2023, o Ebitda ajustado atingiu 17,1 bilhões de reais, queda de 50% em comparação com o ano anterior, afirmou a JBS.
Mas a partir do segundo semestre, os resultados melhoraram com uma dinâmica de oferta e demanda mais favorável para carnes suínas e de aves na América do Norte, e para carnes de aves no Brasil, país de origem da JBS.
Os preços dos grãos também caíram ao longo da segunda metade do ano, melhorando um pouco a perspectiva para a companhia, afirmou a JBS. No ano, a margem de Ebitda ajustada foi de 4,7%, segundo a empresa.