A Meta (META; M1TA34) está planejando lançar uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial de linguagem ampla, o Llama 3, em julho, esperando que o sistema produza respostas melhores a perguntas controversas feitas pelos usuários, publicou o The Information nesta quarta-feira.
Os pesquisadores da Meta estão tentando “afrouxar” o modelo para que ele possa pelo menos fornecer contexto a uma consulta que considere controversa.
O esforço, que aumentaria a utilidade do novo modelo, ocorre no momento em que o Google (GOOGL; GOOG; GOOGL35; GOOGL34) suspendeu o recurso de geração de imagens de sua IA Gemini depois que ela produziu imagens históricas imprecisas.
Assessores e consultores de investimentos ganham R$ 15.000/mês; saiba como seguir carreira
O Llama 2 da Meta, que equipa os chatbots de suas plataformas de mídia social, recusa-se a responder a perguntas que considera polêmicas, como, por exemplo, como pregar uma peça em um amigo, vencer uma guerra ou desligar o motor de um carro, que em inglês usa o verbo “kill”, de acordo com testes realizados pela publicação.
O Llama 3, no entanto, seria capaz de entender perguntas como “how to kill a vehicle’s engine” (como desligar o motor de um carro), de acordo com a reportagem, que citou várias fontes.
A Meta também planeja nomear um responsável internamente nas próximas semanas para supervisionar o treinamento de tom e segurança do modelo, de acordo com o site.