A MRS Logística anunciou nesta segunda-feira a aquisição de 560 vagões do tipo gôndola da Greenbrier Maxion, que serão utilizados no transporte de minérios.
Com esta aquisição, a MRS já investiu 1 bilhão de reais no segmento de material rodante apenas nos dois primeiros meses de 2024, disse a companhia em comunicado.
Mais cedo neste ano, a empresa havia anunciado a compra de 30 locomotivas, em negócio avaliado em cerca de 500 milhões de reais.
Assessores e consultores de investimentos ganham R$ 15.000/mês; saiba como seguir carreira
A empresa não divulgou o valor da aquisição dos vagões, que serão entregues até agosto como parte da renovação da frota ferroviária da empresa.
De acordo com o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, o foco da aquisição é integrar à frota uma nova geração de vagões e assim aumentar a performance da companhia.
“Com os novos vagões, vamos potencializar a operação dos clientes, de portos e terminais de cargas realizando a mesma produção com uma produtividade dos ativos maior, mais eficiência energética e redução do consumo de combustível com menos emissões de gases…”, disse ele, em nota.
Essa redução no consumo se dá, por exemplo, devido à maior capacidade de carga dos vagões.
A MRS administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, conectando regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas aos maiores portos da região Sudeste.
Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS, disse a empresa.