A Nestlé acertou um acordo bilionário para comprar a chocolateria brasileira Kopenhagen, publicaram os veículos Valor Econômico e Brazil Journal nesta quarta-feira, citando fontes não identificadas.
Procuradas, a Kopenhagen não comentou e a Nestlé não respondeu imediatamente a pedido de comentário.
Segundo o Brazil Journal, o montante da transação somou cerca de 3 bilhões de reais, enquanto o Valor relatou uma operação de cerca de 4,5 bilhões de reais.
A aquisição, que inclui a Brasil Cacau, do mesmo controlador, envolve múltiplos de 12 a 15 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia brasileira, conforme relatado pelo Brazil Journal.
Caso confirmado, o negócio ocorre cerca de três meses depois que o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da Garoto pela Nestlé.
Na ocasião, um dos termos do acordo com a autarquia estabelecia que o grupo suíço se comprometesse a não adquirir ativos que representassem pelo menos 5% do mercado de chocolates no Brasil por cinco anos.
A Kopenhagen, que tem a gestora gestora de private equity Advent International como investidor desde 2020, possui, somada à Brasil Cacau, mais de 800 lojas no Brasil.