A Netflix (NFLX; NFLX34) retirou da sua plataforma um filme indiano após ele ser criticado nas redes sociais por mostrar a filha de um sacerdote hindu comendo carne.
Os hindus são o maior grupo religioso da Índia, e sacerdotes hindus, assim como suas famílias, costumam ser vegetarianos.
“Annapoorani – The Goddess of Food”, filme em língua tâmil que foi lançado nos cinemas em dezembro e chegou à Netflix no mesmo mês, não estava mais disponível nas plataformas internacionais do serviço de streaming nesta quinta-feira.
Representantes da Netflix na Índia não responderam a um pedido por comentário em um primeiro momento.
Na quarta-feira, manifestantes da Vishwa Hindu Parishad (VHP), uma organização hindu linha-dura com laços com o Partido do Povo Indiano, do primeiro-ministro Narendra Modi, protestaram contra a Netflix e o filme no escritório da empresa em Mumbai, segundo uma publicação no X de Shriraj Nair, porta-voz da VHP.
O filme mostra a filha de um sacerdote de um templo hindu no Estado de Tamil Nadu, sul da Índia, comendo carne e depois entrando em um concurso de culinária, no qual ela cozinha carne.
A Netflix e rivais como Amazon e Disney têm sido frequentemente alvo de críticas de grupos religiosos radicais na Índia, um dos maiores mercados de streaming do mundo.