O novo primeiro-ministro da Tailândia, Srettha Thavisin, disse nesta quinta-feira que manteve conversas com o chefe da Tesla (TSLA), Elon Musk, durante uma visita a Nova York e que ambos discutiram a indústria de veículos elétricos.
A Tailândia, o quarto maior polo de montagem de automóveis da Ásia, tem oferecido incentivos a fabricantes de veículos elétricos e baterias, e cortando impostos a compradores locais de elétricos, para se manter como um centro automotivo regional.
Srettha, que está em Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU, disse que conversou com Musk sobre a fabricante de veículos elétricos Tesla e sua empresa de foguetes e satélites SpaceX, incluindo seu empreendimento de internet Starlink.
“Esperamos ansiosamente por mais discussões”, disse Srettha em rede social.
Em comunicado, o governo tailandês afirmou que Srettha disse a Musk em uma videoconferência que seu governo estava pronto para apoiar investimentos dentro do atual quadro de incentivos existente.
“A Tesla elogiou o capital humano tailandês, que era adequado para investimento”, disse o comunicado.
Entre as montadoras com fábricas na Tailândia estão a Toyota e a Honda. O país produz cerca de 1,5 a 2 milhões de veículos anualmente, sendo que cerca da metade é destinada à exportação.
Os veículos elétricos vêm ganhando constantemente espaço no Sudeste Asiático, mercado dominado pelas montadoras japonesas e que representa menos de 1% das vendas globais da Tesla, de acordo com a Counterpoint Research.