A gigante de semicondutores de inteligência artificial (IA) Nvidia (NVDA; NVDC34) revelou um emblemático chip de IA, o Blackwell B200, nesta segunda-feira na abertura de sua conferência anual de desenvolvedores com o presidente-executivo Jensen Huang.
Os anúncios de novos chip e software da Nvidia na GTC 2024 ajudarão a determinar se a empresa conseguirá manter sua posição de liderança na venda das ferramentas necessárias para alimentar o frenesi em torno da IA.
A Nvidia domina o mercado de chips de IA para centros de dados e, no ano passado, conquistou cerca de 80% de participação no setor.
O B200 usa dois chips do tamanho da oferta anterior da Nvidia e os une em um único chip.
O novo chip tem 208 bilhões de transistores, mais do que o dobro dos 80 bilhões do chip anterior da empresa. Todos esses transistores podem acessar a memória anexada ao chip quase ao mesmo tempo, melhorando a produtividade.
“O lançamento do ‘Blackwell’ significa que a Nvidia capturará ainda mais dólares de capex do que sua geração anterior de unidade de processamento gráfico ‘Hopper’. Esperamos que a Nvidia continue não apenas liderando, mas também ampliando a vantagem em relação aos seus concorrentes em IA,” afirmou o diretor executivo e analista de pesquisa sênior na Summit Insights, Kinngai Chan, após o anúncio.
Jacob Bourne, analista da Insider Intelligence, disse que a Nvidia pode solidificar seu domínio em IA. “No entanto, rivais como AMD, Intel, startups e até mesmo as aspirações de chips próprios das “big techs” ameaçam diminuir a participação de mercado da Nvidia, especialmente entre clientes corporativos preocupados com o custo”, disse ele.
A Nvidia disse que grandes clientes, incluindo Amazon.com (AMZN; AMZO34), Google (GOOGL; GOOG; GOOGL35; GOOGL34), da Alphabet, Meta (META; M1TA34), Microsoft (MSFT; MSFT34), OpenAI, Oracle (ORCL; ORCL34) e Tesla (TSLA; TSLA34) devem usar o novo chip.
Os papéis da Nvidia subiram 240% nos últimos 12 meses, tornando a Nvidia a terceira empresa mais valiosa do mercado de ações dos EUA, atrás apenas da Microsoft e da Apple, mas caíam nas negociações pós-mercado durante a apresentação de Huang.
A expectativa é de que a participação de mercado da Nvidia caia vários pontos percentuais em 2024, conforme novos produtos de rivais como Intel e ADM cheguem ao mercado.