Os preços do milho estão em alta no mercado brasileiro, voltando a operar acima de 60 reais a saca na região de Campinas (SP), impulsionados pela retração de vendedores, “que se mostram capitalizados e sem necessidade de liberar espaços nos armazéns”, segundo análise publicada nesta sexta-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Além disso, a demanda internacional está aquecida, e uma parte dos compradores brasileiros também demonstra interesse em recompor os estoques, acrescentou o centro de estudos da Esalq/USP.
Nesta semana, o indicador do milho voltou a ser cotado acima dos 60 reais/saca de kg, patamar nominal que não era verificado desde maio deste ano.
Entre 5 e 11 de outubro, o indicador de preços do Cepea subiu 1,9%, fechando a 60,34 reais/saca de 60 kg na quarta-feira.
Os valores na bolsa B3 também avançaram, influenciados pelo bom ritmo das exportações do Brasil, que atingiram níveis recordes em setembro, de 9,3 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
A média diária de embarques nos primeiros dias de outubro está 32% acima da registrada no mesmo mês de 2022, destacou o Cepea.