Home Empresas Produção de petróleo da Petrobras pode superar meta de 2023, diz diretor

Produção de petróleo da Petrobras pode superar meta de 2023, diz diretor

Segundo ele, uma produção acima da meta em 2023 seria "importante e simbólico" no ano em que empresa completa 70 anos

by Reuters
0 comment

A Petrobras (PETR4) pode superar marginalmente a meta de produção de petróleo neste ano, disse o diretor-executivo de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, nesta quarta-feira, durante evento no Rio de Janeiro.

Ele reforçou que a performance operacional da Petrobras já está no limite superior da faixa prevista para 2023.

“Quando a gente faz uma estimativa de produção, a gente tem uma margem… A gente está no limite do ‘range’ positivo, na banda na parte mais pra cima”, disse ele a jornalistas.

Segundo ele, uma produção acima da meta em 2023 seria “importante e simbólico” no ano em que empresa completa 70 anos.

“Não houve uma estratégia de aceleração, o que há é uma consequência do negócio.”

A meta de produção de petróleo da Petrobras é de 2,1 milhão de barris por dia em 2023, com variação de 4% para mais ou para menos.

Caso atinja a faixa superior, pode superar o resultado do ano passado, quando a produção da estatal somou 2,154 milhões de barris de petróleo por dia, em média.

Após um programa de desinvestimentos nos últimos anos, a produção da Petrobras tem crescido menos do que o total produzido no Brasil.

Nesta quarta-feira, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) reportou novo recorde da produção de petróleo e gás do Brasil em setembro, com crescimento de 16,7% na comparação anual.

A produção de petróleo da Petrobras no Brasil subiu 9,6% entre julho e setembro ante igual período do ano passado, principalmente devido ao desempenho operacional de plataformas do pré-sal e ao menor volume de paradas e manutenções de unidades, informou a companhia na semana passada. O total produzido atingiu média de 2,32 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no período.

A expectativa é de que a produção da Petrobras cresça a partir de 2025, já que para 2024 a estatal projetou em seu último plano de negócios uma certa estabilidade versus 2023.

Em 2025, a petroleira prevê atingir 2,3 milhões de barris por dia.

“Temos dentro do PE (plano estratégico) cinco unidades previstas. A P-71, a gente conseguiu antecipar para dezembro do ano passado e mais quatro para este ano. A última será a unidade de Sepetiba, que deve ficar pro início de dezembro”, comentou o diretor.

Ele também reforçou que a Petrobras mantém ritmo “elevado” de utilização das refinarias, mas sem colocar em risco questões de segurança.

As refinarias da Petrobras alcançaram índice de utilização de 95,8% no terceiro trimestre, o melhor resultado desde 2014, depois de o indicador ter se mantido no patamar de 97% em setembro e agosto, segundo a companhia.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.