Max Verstappen fez história na Fórmula 1 com sua décima vitória consecutiva no domingo, mas o recorde do piloto da Red Bull faz parte de uma história de sucesso ainda mais notável.
O chefe de equipe da Ferrari, Fred Vasseur, que teve Carlos Sainz e Charles Leclerc em terceiro e quarto lugares, atrás de Verstappen e seu companheiro de equipe Sergio Pérez no Grande Prêmio da Itália, destacou esse fato depois.
“Acho que o mais impressionante para mim sobre Max é que não se trata apenas das últimas 10 corridas, mas dos últimos dois anos”, disse o francês.
“Eu diria que ele não cometeu um único erro… com certeza é mais fácil não cometer erros quando você tem uma margem sobre os outros e assim por diante, mas mesmo nesse tipo de circunstância ele é capaz de administrar a situação muito bem.”
“Não cometer um único erro em duas temporadas é simplesmente fantástico”, completou.
A vitória foi a 12ª de Verstappen na temporada e ampliou o recorde de invencibilidade da Red Bull para 15 corridas, desde o final da temporada passada em Abu Dhabi.
Verstappen está agora 145 pontos à frente de Pérez, faltando oito corridas para o fim da temporada e com seu inevitável terceiro título se aproximando rapidamente.
“Essa é uma boa estatística”, disse o piloto de 25 anos pelo rádio quando foi parabenizado pela vitória recorde, que o levou a superar a marca de nove vitórias consecutivas do agora aposentado Sebastian Vettel, mas as estatísticas das duas últimas temporadas também são muito boas.
Esforço de Equipe
Desde o início da temporada de 2022, Verstappen venceu 27 das 36 corridas e 21 das últimas 25. O piloto holandês conquistou 37 das 47 vitórias de sua carreira desde o início da temporada de 2021.
Nas últimas 26 corridas, Verstappen terminou em menos de segundo lugar apenas duas vezes e, nas últimas 36, ficou fora do pódio apenas cinco vezes.
Seu último abandono foi na Austrália, em abril de 2022 – 34 corridas atrás – e não foi por culpa dele, com a Red Bull parando no Albert Park, em Melbourne, com fumaça saindo do carro.
É também um esforço de equipe e a Red Bull venceu 24 das últimas 25 corridas.
“Eu não diria que ele estava nervoso neste fim de semana, mas você podia sentir que a concentração dele estava muito forte, mais do que o normal. Dava para ver que (o recorde) definitivamente significava algo para ele”, disse o chefe da Red Bull, Christian Horner.
“O que Max está fazendo é quebrar recordes e dirigir em um nível inacreditável e não acho que haja alguém no mundo no momento que possa vencer Max Verstappen neste carro, isso é certo.”