O holandês Max Verstappen, da Red Bull, cantou “Viva Las Vegas” após alcançar neste domingo o recorde da 18ª vitória na temporada de Fórmula 1, juntando-se ao alemão Sebastian Vettel como terceiro maior vencedor da história da categoria.
O triunfo na cidade foi o 53º e o sexto seguido do tricampeão mundial, e ocorreu após uma punição de cinco segundos para ele por empurrar o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, fora da pista na largada.
Leclerc terminou na segunda posição depois de largar na pole position, perdendo a liderança e recuperando-a depois.
Mas ele a perdeu novamente e só passou Sergio Pérez na última volta, para impedir a Red Bull de fazer a sétima dobradinha do ano. Foi a 20ª vitória em 21 provas para a Red Bull em 2023, outro recorde.
“Foi difícil”, afirmou Verstappen, cujo macacão homenageava Elvis Presley, o rei do Rock and Roll. “Tentei ir com tudo já na largada. Nós dois freamos bem tarde, perdi um pouco da aderência e acabamos na parte de fora da pista, então os fiscais me deram uma penalidade por isso. Isso nos deixou um pouco atrás, tive que ultrapassar alguns carros… Foi definitivamente muito divertido.”
Essa foi a segunda prova seguida em que Pérez é ultrapassado na última volta. No Brasil, ele foi superado pelo espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin, no fim.
O consolo para o mexicano foi ter garantido o vice-campeonato mundial. O título foi conquistado por Verstappen.