A unidade de fabricação de chips por contrato da Samsung adquiriu um novo cliente de microprocessadores de inteligência artificial, uma startup canadense chamada Tenstorrent, informou a companhia nesta segunda-feira.
A empresa canadense está entre uma série de startups que buscam desafiar a Nvidia, que domina o mercado de chips de inteligência artificial.
A Tenstorrent produz chips e propriedade intelectual para centros de dados, mas também está trabalhando no fornecimento para outros setores, como o automotivo.
Como parte do acordo, a Tenstorrent planeja usar um dos processos avançados de fabricação da Samsung, conhecido como 4nm, para produzir os chips. O produto a ser produzido será um chiplet projetado para ficar junto com outros componentes em um único pacote.
Nenhuma das empresas divulgou o valor do acordo ou a quantidade de chips a serem fabricados.
Alguns dos microprocessadores da Tenstorrent são criados com a tecnologia conhecida como RISC-V, uma arquitetura de semicondutores de código aberto que compete com Arm e a x86, que a Intel e a AMD utilizam.
O chip que a Samsung fabricará é chamado de Quasar e não é baseado na tecnologia RISC-V.
“O foco da Tenstorrent está no desenvolvimento de computação de alto desempenho e no fornecimento dessas soluções para clientes em todo o mundo”, disse Jim Keller, presidente-executivo da Tenstorrent, em um comunicado.
O acordo do chip segue um investimento da Samsung na Tenstorrent em agosto, como parte de um aumento de capital de 100 milhões de dólares que incluiu a Hyundai e outros.
Antes da rodada de financiamento de agosto, a Tenstorrent havia captado 234,5 milhões de dólares e tinha sido avaliada em 1 bilhão de dólares.