As apostas de um corte de 50 pontos-base voltaram a crescer para a próxima reunião de política monetária do Copom (Comitê de Política Monetária), mostra o Índice Equus de Precificação da Selic.
Segundo os dados, a probabilidade subiu de 28,2% na semana passada, para 43%. Antes da última reunião do BC, contudo, as chances estavam em 93,5%.
O número de contratos em aberto no mercado de opções de Copom subiu de 37.534 para 48.428.
“O deflator dos gastos com consumo pessoal (PCE) de março veio conforme esperado, trazendo alívio adicional ao mercado de câmbio e influenciando as projeções para uma política monetária mais expansionista no Brasil. Esta combinação de fatores pode estar influenciando as expectativas do mercado em relação à política monetária do Banco Central do Brasil, levando a um aumento na probabilidade de um corte de 50 pontos-base na taxa Selic.” afirma Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.
Selic maior
Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver menos afrouxamento monetário este ano e no próximo.
A última pesquisa Focus divulgada pelo BC mostra que a estimativa para a Selic ao final de 2024 subiu a 9,50%, de 9,13% na mediana das projeções antes. Para 2025, a projeção foi a 9,0%, depois de 19 semanas em 8,50%.
A Selic está atualmente em 10,75%, e os especialistas consultados pelo BC seguem vendo que ela será reduzida a 10,25% na reunião.