A StoneX revisou para cima sua estimativa para a produção de soja do Brasil na safra 2023/24, agora prevista em recordes 164,1 milhões de toneladas, puxada por um aumento da área plantada no país.
Em relatório nesta segunda-feira, a consultoria destacou uma elevação da área plantada com a oleaginosa em alguns Estados, com o total nacional subindo para 45,3 milhões de hectares, 2,7% a mais que no ano passado e também um recorde.
“Apesar de a fase de plantio ainda estar no início, o clima já é acompanhado de perto, com os Estados do Norte/Nordeste considerando a possibilidade do El Niño trazer um clima mais seco para algumas regiões”, disse a StoneX.
Por enquanto, os produtores têm indicado aumento da área de soja no Matopiba, em detrimento do milho, acrescentou a consultoria.
Para o milho, a previsão para a primeira safra foi reduzida em 2,6%, a 27,5 milhões de toneladas, enquanto a da segunda safra foi cortada em 0,6%, a 108,4 milhões de toneladas.
Apesar disso, a StoneX apontou que a disponibilidade do milho no país segue confortável, com a produção total do cereal (considerando as três safras) estimada em 139,2 milhões de toneladas.