A Usiminas (USIM5) anunciou nesta segunda-feira que vai investir 950 milhões de reais para melhorar a eficiência operacional de uma de suas coquerias na usina de Ipatinga (MG), segundo comunicado à imprensa.
“Esta reforma é fundamental para garantir a nossa sustentabilidade operacional para os próximos anos com a produção própria de coque que possui melhor qualidade como combustível para os altos-fornos”, afirmou a Usiminas.
“Nosso plano, após o reparo, é aumentar em 12% a produção de coque e assim aumentar nossa competitividade”, disse o vice-presidente de áreas primárias da Usiminas, Célio Assis.
A obra teve início em fevereiro e seguirá até 2026. A companhia afirmou que o equipamento – bateria 3 da coqueria 2 – será reparado sem a parada de sua produção, “em um modelo revezamento dos fornos”. Coque é uma das principais matérias-primas da produção de aço.
Atualmente, a coqueria 2 opera somente com a bateria 3, uma vez que a 1 foi paralisada em 2012 e a 3 teve a produção interrompida em dezembro de 2023, afirmou a Usiminas.