Max Verstappen conquistou a pole position para a corrida que poderá ser um desfile para o eventual campeão mundial da temporada, o Grande Prêmio do Catar no domingo, já que o piloto da Red Bull pode garantir seu terceiro campeonato consecutivo de Fórmula 1 no sábado, um dia antes da prova.
O holandês de 26 anos precisa de apenas três pontos para encerrar o campeonato, e pode marcá-los se terminar na sexta colocação ou em outra superior em um sprint independente no sábado.
“É um ótimo começo de fim de semana e o carro está funcionando bem. Isso é tudo que posso esperar”, disse Verstappen a jornalistas.
O holandês estava tão relaxado e confiante com seu tempo, que fez apenas uma volta na fase final e ainda terminou 0,441 mais rápido que George Russell, da Mercedes, que largará ao seu lado na primeira linha.
Se a sessão de classificação não teve a tensão habitual devido ao formato de sprint, ela introduziu um elemento de caos, com uma série de voltas eliminadas da disputa por excederem os limites da pista, com os pilotos indo consultar os comissários de provas sobre outras possíveis violações.
O companheiro de equipe de Verstappen, o mexicano Sergio Pérez, o único outro piloto ainda na disputa matemática pelo título, mas que está 177 pontos atrás, foi uma das vítimas do novo formato.
Ele largará apenas em 13º no grid, depois de ter sua volta mais rápida descartada na segunda fase da sessão noturna sob os holofotes.
“Ainda não acabou, mas será muito difícil ultrapassar, especialmente com as condições da pista. Veremos o que somos capazes de fazer”, disse Pérez.