Atual tricampeão mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu a primeira corrida sprint da temporada de Fórmula 1 neste sábado, no Grande Prêmio da China.
O holandês de 26 anos superou Lewis Hamilton, da Mercedes, por 13,043 segundos na corrida de 19 voltas no Circuito Internacional de Xangai.
Assim, ele aumenta sua liderança no Mundial de Pilotos sobre seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que terminou em terceiro, para 15 pontos. Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, terminaram na quarta e quinta posições.
Lando Norris, da McLaren, partiu da pole position, mas escapou da pista na primeira volta em uma disputa com Hamilton e chegou em sexto. Seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, ficou em sétimo, com George Russell, da Mercedes, em oitavo.
Verstappen largou em quarto e teve dificuldade no início, antes de ultrapassar Fernando Alonso, da Aston Martin, que desistiu com um pneu furado e um dano no carro após uma batalha com Sainz, na volta 7, e com Hamilton, duas voltas depois.
“As primeiras voltas foram bem complicadas, eles estavam andando muito na frente e eu tinha Carlos atrás com pneus novos, então foi bem difícil no começo”, afirmou Verstappen. “Mas crescemos e me senti mais confortável com o equilíbrio do carro, e também pude poupar meus pneus depois e fiquei muito satisfeito com isso.”
“O início do Sprint foi um pouco complicado para mim porque os outros pilotos no grid tinham pneus novos, então na primeira volta eles tiveram um pouco mais de aderência do que eu. Minha bateria também estava completamente vazia, então tive que fazer algumas mudanças no volante para tentar recuperá-lo, mas depois que tudo foi resolvido o ritmo estava bom, consegui cuidar bem dos meus pneus”, disse.