Os principais índices de Wall Street caíam nesta quinta-feira com um salto nos rendimentos dos Treasuries, uma série de balanços corporativos mistos e dados econômicos dos Estados Unidos apontando para uma inflação persistente, o que mantinha os investidores cautelosos.
Os participantes do mercado têm observado atentamente os dados, pois temem que o Federal Reserve possa manter seu ciclo de aperto monetário se não conseguir levar a inflação para a meta.
Um relatório divulgado nesta quinta-feira mostrou que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego aumentou ligeiramente na semana passada, enquanto as demissões caíram para o menor nível em 11 meses em julho, uma vez que as condições do mercado de trabalho permanecem apertadas.
Outro relatório mostrou que o setor de serviços dos EUA desacelerou em julho, mas as empresas enfrentaram preços mais altos de insumos, já que a demanda continuou alta, sugerindo um caminho longo e lento para a queda da inflação.
O rendimento do Treasury de 10 anos subiu para 4,169% após os dados, uma máxima de nove meses, ampliando a alta em relação ao dia anterior, quando o rebaixamento da recomendação de crédito dos EUA pela Fitch e fortes dados de emprego no setor privado sustentaram seu movimento ascendente.
Enquanto isso, o presidente do Federal Reserve de Richmond, Thomas Barkin, disse nesta quinta-feira que a inflação nos EUA continua muito alta, embora leituras recentes indiquem uma diminuição das pressões de preços.
Às 12:14 (de Brasília), o índice S&P 500 (SPX) perdia 0,38%, a 4.496,39 pontos, enquanto o Dow Jones (DJI) caía 0,27%, a 35.186,14 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) recuava 0,20%, a 13.946,01 pontos.
Os balanços também estão em foco, com a divulgação dos resultados trimestrais de Apple e Amazon.com após o fechamento do mercado.
Dos dois terços das empresas do S&P 500 que divulgaram seus balanços até agora, 79,9% superaram as estimativas, de acordo com dados da Refinitiv na quarta-feira.