As ações dos Estados Unidos fecharam em alta nesta sexta-feira, impulsionadas por uma alta das ações de crescimento de megacapitalização, após resultados trimestrais robustos dos papéis de forte peso de tecnologia da Alphabet e Microsoft (MSFT; MSFT34), além de dados moderados sobre a inflação norte-americana.
O Dow jones (US100) subiu 0,40%, para 38.239,66 pontos. O S&P 500 (SPX) ganhou 1,02%, para 5.099,96 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) ganhou 2,03%, para 15.927,90 pontos.
Investidores se animaram com os primeiros dividendos da Alphabet, seu programa de recompra de ações de 70 bilhões dólares e os resultados do primeiro trimestre melhores do que o esperado.
Suas ações saltaram 10% e atingiram valor recorde, elevando o valor de mercado da empresa controladora do Google para mais de 2 trilhões de dólares.
As ações da Microsoft subiram 1,8% depois que a receita e o lucro do terceiro trimestre superaram as estimativas de Wall Street, impulsionadas pelos ganhos com a adoção da inteligência artificial (IA) em seus serviços de nuvem.
Outras ações de crescimento de megacapitalização também fecharam em alta: Amazon.com (AMZN; AMZO34) subiu 3,4%, Nvidia (NVDA; NVDC34) ganhou 5,8%, e Meta avançou 0,4%. Entretanto, a Apple caiu 0,3% e a Tesla (TSLA; TSLA34) fechou em queda de 1,1%.
Seis dos 11 principais setores do S&P 500 terminaram em alta, liderados por ganhos em serviços de comunicação, tecnologia, consumo discricionário e materiais.
Os índices S&P 500 e Nasdaq registraram seus maiores ganhos percentuais semanais desde o início de novembro de 2023. O S&P 500 interrompeu três semanas de perdas, enquanto o Nasdaq encerrou quatro semanas consecutivas de quedas.
“Tanto o Google quanto a Microsoft indicaram que, com seus planos de capital atuais, ainda esperam que suas margens se expandam. Isso aliviou muitos dos temores que as pessoas tinham sobre o crescimento da computação de dados”, disse Tom Plumb, presidente e principal gestor de portfólio da Plumb Funds.