Wall Street fechou em alta nesta segunda-feira e recuperou parte do território perdido durante a semana passada, conforme investidores se posicionavam antes de aguardado relatório de inflação dos Estados Unidos previsto para quinta-feira.
Os principais índices de ações terminaram a última semana em baixa, com investidores realizando lucros após meses de ganhos, bem como preocupações com dados econômicos, balanços corporativos mistos e alta dos rendimentos dos Treasuries.
Na quinta-feira, o relatório de preços ao consumidor dos EUA deve oferecer pistas sobre o caminho da política monetária do Federal Reserve (Fed), depois que dados de emprego na sexta-feira reacenderam temores de que o banco central norte-americano possa manter juros altos por mais tempo.
O presidente do Fed de Nova York, John Williams, membro votante co Comitê Federal de Mercado Aberto este ano, disse esperar que os juros possam começar a cair no início de 2024, conforme notícia, enquanto a diretora do Fed Michelle Bowman afirmou que provavelmente serão necessários incrementos adicionais na taxa básica para reduzir a inflação à meta de 2%.
O Dow Jones (DJI) subiu 1,16%, para 35.473,13 pontos. O S&P 500 (SPX) ganhou 0,90%, a 4.518,44 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) avançou 0,61%, para 13.994,40 pontos.
Grande parte dos principais índices do S&P 500 subiram, liderados por ganhos de 1,9% nos serviços de comunicação e 1,4% em finanças.