O índice S&P 500 recuou, com Microsoft (MSFT; MSFT34), Apple (AAPL; AAPL34), Nvidia (NVDA; NVDC34) e Amazon (AMZN; AMZO34) caindo mais de 1%, pressionado pelos rendimentos mais elevados dos Treasuries, que tornam os retornos das ações menos atraentes.
O S&P 500 havia registrado seu fechamento mais alto do ano na sexta-feira após comentários do chair do Fed, Jerome Powell, reconhecendo a necessidade de o banco central “avançar com cuidado” em meio a sinais de desaceleração econômica, comentários que reforçaram expectativas de que o Fed terminou de aumentar os juros.
O Dow Jones (DJI) caiu 0,11% nesta segunda-feira, para 36.204,44 pontos. O S&P 500 (SPX) cedeu 0,54%, para 4.569,78 pontos. O Nasdaq (US100) recuou 0,84%, para 14.185,49 pontos.
O principal foco macroeconômico desta semana será o relatório de emprego de sexta-feira relativo a novembro, que poderá ajudar investidores a avaliar a provável trajetória da taxa de juros do Fed, bem como o potencial para um “pouso suave” — em que o Fed consegue controlar a inflação e ao mesmo tempo evitar uma recessão.
Investidores esperam amplamente que o banco central mantenha a taxa básica inalterada na sua reunião da próxima semana. Os futuros de juros sugerem uma probabilidade de 58% de o Fed começar a cortar os custos empréstimos até março de 2024, de acordo com a ferramenta FedWatch do grupo CME.
No entanto, alguns analistas alertam que os mercados têm sido rápidos demais em precificar juros mais baixos.