O técnico do Barcelona, Xavi Hernández, riu por último na terça-feira, depois que sua equipe desafiou os críticos ao chegar às quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez em quatro anos.
A vitória do Barça em casa por 3 x 1 sobre o Napoli fez com que o clube avançasse por 4 x 2 no placar agregado no confronto das oitavas de final. O time cinco vezes vencedor da Liga dos Campeões não conseguiu passar da fase de grupos nas duas últimas temporadas e foi derrotado nas oitavas de final em 2020-21.
O Barcelona, que está em terceiro lugar na LaLiga e atrás do líder Real Madrid por oito pontos, tem lutado pela consistência nesta temporada e Xavi anunciou em janeiro que deixará o clube no final da temporada.
Piada?
“Recebemos críticas injustas”, disse Xavi aos repórteres. “Tem havido muita pressão sobre os jogadores, como ultimatos, vida ou morte.”
“Cheguei a ler que éramos a piada da Liga dos Campeões. E agora?”
Xavi havia dito antes da partida que o jogo de volta das oitavas de final era o maior do Barça na temporada.
“Tínhamos que ser melhores do que o Napoli e fomos, é uma classificação mais do que merecida, é um dos meus melhores momentos como técnico do Barcelona.”
“Podemos nos orgulhar porque somos uma das oito melhores equipes da Europa”, completou.