As ações da Petz (PETZ3) atingiram uma máxima de 5,93%, a R$ 5,72, tendo como pano de fundo notícia do Valor Econômico de que a empresa e a rival Cobasi voltaram a engajar bancos de investimentos para negociar uma possível fusão.
Em fato relevante, a Petz disse que avalia oportunidades, mas não tem acordo sobre eventual acordo com a Cobasi.
A empresa também disse que continuamente avalia e explora potenciais oportunidades de aquisições e combinações de negócios, “incluindo com outros estratégicos do setor”.
A Cobasi possui, hoje mais de 190 lojas espalhadas pelo Brasil.
“Essa possível combinação de negócios é algo esperado pelo mercado, e que resultaria na criação de um gigante do setor de pet shop no Brasil, que ainda apresenta grande potencial de crescimento”, pontuam os analistas da Genial Investimentos.
A união das duas companhias surge como uma saída para o fortalecimento de ambas, tendo em vista que a Cobasi não avançou com os seus planos de IPO ventilados no final de 2022 e com a forte queda das ações da Petz no ano passado, e que em 2023 acumulam baixa de 7%, na contramão do Ibovespa.
“Após uma expansão impressionante nos últimos anos, a Petz evoluiu de uma tradicional varejista regional para uma plataforma omnichannel nacional, ainda com muito espaço para crescer em um mercado bastante fragmentado”, avalia a Levante Investimentos.
No primeiro semestre, a Petz registrou lucro líquido ajustado de 43,7 milhões de reais, queda de 18,8% ano a ano, enquanto a receita bruta total do grupo aumentou 20,1%, para 1,86 bilhão de reais. No final de junho, a empresa tinha 231 lojas. A Cobasi informa ter mais de 200 unidades.
Veja o documento: