O SeaWorld San Diego deu as boas-vindas a um pinguim-imperador no primeiro nascimento dessa espécie em 13 anos, anunciando na quarta-feira que a filhote fêmea saiu do ovo com a ajuda da equipe do zoológico no dia 12 de setembro.
“Esta é a coisa mais emocionante que faremos durante todo o ano, potencialmente durante toda a década”, disse Justin Brackett, curador de aves do SeaWorld, em um vídeo fornecido pelo parque.
Listado como espécie ameaçada, o pinguim-imperador é nativo da Antártida e 17 deles vivem em um habitat de -5º Celsius no parque temático marinho e zoológico onde sua mãe botou o ovo em 7 de julho, disse o SeaWorld.
Cerca de 300 pinguins de diversas espécies vivem no habitat dos pinguins do zoológico, mas a equipe do SeaWorld ficou especialmente orgulhosa com o nascimento do imperador, disse Melissa Ramsey, supervisora de aves do SeaWorld que ajudou a chocar o ovo de pinguim.
O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior de todas as espécies de pinguins e pode atingir 1,15 metro de altura e pesar até 45 kg, de acordo com a ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza).
Ao contrário de outras espécies que produzem vários ovos por ano, a fêmea do imperador põe apenas um ovo uma vez por ano, disse Ramsey em uma entrevista por telefone.
Enquanto outros pinguins machos e fêmeas compartilham as tarefas de incubação, a fêmea da espécie geralmente retorna ao mar para se alimentar após botar o ovo, deixando o macho incubar o ovo por mais de dois meses, período em que fica sem comer. Eles geralmente ficam com um mesmo parceiro pelo resto da vida, diz a WWF.