A SLC Agrícola (SLCE3) deve apresentar receitas fracas no resultado do quarto trimestre de 2023, avalia a Genial Investimentos em um relatório enviado a clientes na última sexta-feira (1). A empresa divulgará o balanço do dia 6 de março pós-fechamento de mercado.
A corretora tem uma recomendação de compra com o preço-alvo de R$ 23,50. O potencial de valorização é de aproximadamente 20,5%.
Os analistas Lucas Bonventi, Rafael Chamadoira e Igor Guedes destacaram uma expectativa de receita fraca, com uma queda na base anual, e uma margem Ebitda comprimida.
Segundo eles, “as projeções indicam um cenário desafiador para a empresa, com pressão sobre a rentabilidade e a capacidade de gerar receita.”
Thiago Nigro lança MBA com convites para trabalhar na XP e Grupo Primo e 100% de cashback
Desempenho da SLC em 12 meses
Outro ponto de preocupação levantado pela análise é o impacto das commodities agrícolas em queda. Esse fator continua sendo um vento bastante contrário à companhia, dificultando a melhoria dos resultados.
“Estamos otimistas com o preço do açúcar, em virtude da demanda resiliente, pautada pelo alto consumo de roupas nos EUA e recuperação da indústria na Ásia e da produtividade baixa da safra atual de algodão nos EUA”, dizem os analistas.
Estratégias
Diante desse cenário desafiador, a SLC está estudando a possibilidade de reduzir sua área plantada, seguindo uma tendência observada também em outros players do setor.
Essa medida visa melhorar a dinâmica de oferta e demanda, buscando um equilíbrio que favoreça a rentabilidade e a sustentabilidade dos negócios.
“Boas oportunidades de compra de terras podem surgir. Com um cenário de grande aperto de margens para os produtores, acreditamos que devam surgir oportunidades de arrendamento e compra de terras agrícolas. Acreditamos que a companhia deva se beneficiar de oportunidades de arrendamento”, reitera a corretora.
Segundo os analistas da Genial, “a estratégia de redução da área plantada demonstra a disposição da empresa em se adaptar às condições de mercado e encontrar soluções para os desafios.”