O valor de risco do Bitcoin (BTCUSD), que avalia o preço e volatilidade, ultrapassou recentemente 70%, indicativo do crescente entusiasmo em torno dele, aponta a casa de análise e consultoria Lab4crypto em um relatório enviado a clientes neste domingo (10).
Segundo o documento, a “campanha publicitária” que acontece em torno da criptomoeda nos últimos meses, com o esperado corte no juro dos EUA entre junho e julho, o halving, o crescente interesse institucional e o reconhecimento geral da tecnologia blockchain por gigantes da indústria como a Blackrock apresenta uma oportunidade extremamente rara.
“No entanto, esta campanha publicitária também convida à especulação extrema e às perigosas negociações de alavancagem, que historicamente tendem a abalar os especuladores desprevenidos. Cada queda no preço do Bitcoin merece um estudo cuidadoso e entrar no mercado exige um julgamento meticuloso, reconhecendo os riscos elevados envolvidos”, aponta a Lab.
No aguardo
O relatório lembra que o Bitcoin bateu recentemente duas vezes o seu preço histórico e está prestes a quebrá-lo uma terceira vez.
“Estamos prestes a testemunhar um aumento sem precedentes na procura deste ativo inelástico, diferente de tudo na história. O choque iminente de oferta e demanda poderia impulsionar os preços do Bitcoin a níveis sem precedentes”, pontua.
Atualmente, a oferta de lucro do Bitcoin é de quase 100%. A porcentagem de oferta no lucro analisa o nível de moedas existentes cujo preço no momento em que foram movimentadas pela última vez era inferior ao preço atual.
Outro indicador importante é o da análise da oferta do Bitcoin. Cerca de 67,5% não foi movimentada por mais de 6 meses, indicando que os investidores não estão dispostos a vender pelo preço atual, mas por um preço muito mais alto.
“Mas quanto tempo durará esse comportamento?”, questiona a Lab.