A Yduqs (YDUQ3), divulgou seu resultado referente ao quarto trimestre de 2024 e revelou um desempenho abaixo das expectativas, dizem os analistas da Ativa Investimentos. As ações despencam quase 9% (às 11h).
A recomendação é de compra. O preço-alvo é de R$ 30 e o potencial de valorização é de aproximadamente 41,4%.
O grupo de educação teve prejuízo líquido de R$ 120,3 milhões no quarto trimestre do ano passado, acima do prejuízo de 84,3 milhões registrado um ano antes.
A dona de marcas como Estácio e Ibmec teve resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 226,9 milhões de reais de outubro a dezembro, queda de 11,6% ante mesmo período de 2022.
Em um trimestre marcado por efeitos únicos, como a baixa contábil na venda de imóveis, e um provisionamento judicial adicional, a empresa enfrentou desafios significativos, resultando em um desempenho ajustado marginalmente negativo.
O segmento de Educação a Distância (EAD) foi particularmente afetado, com uma evasão de alunos, custos e despesas superiores às projeções da Ativa.
No entanto, a atividade robusta do segmento premium, e principalmente do presencial, conseguiu compensar parcialmente as dificuldades enfrentadas pelo EAD, refletindo um desempenho mais positivo no consolidado da empresa.
Apesar dos esforços para mitigar os efeitos adversos, a corretora considera o resultado global da Yduqs como ruim, dadas as incertezas que os efeitos não recorrentes trazem para os resultados futuros. Além disso, esses fatores desaceleram o processo de desalavancagem da empresa, contribuindo para um cenário desafiador nos próximos trimestres.
“Por mais que consideramos a baixa contábil da venda do imóvel e o novo provisionamento efeitos não recorrentes, entendemos que esses movimentos põem mais incerteza às projeções para a lucratividade da Yduqs em 2024. Por fim, mesmo com um guidance para o primeiro trimestre, acreditamos que o resultado frustra a confiança de uma melhora operacional mais consistente para frente”, avalia o analista Pedro Serra.
Guidance
Outro ponto de preocupação é o guidance do lucro líquido para o primeiro trimestre de 2024, que se posicionou levemente abaixo das perspectivas da Ativa Investimentos, apresentando uma redução de 10%.
Esse desvio em relação às projeções da empresa de investimentos indica possíveis desafios adicionais que a Yduqs pode enfrentar no curto prazo.