Home Comprar ou Vender Mercado já puniu demais as ações do Itaú, aponta Ágora

Mercado já puniu demais as ações do Itaú, aponta Ágora

As ações do Itaú estão sendo negociadas com descontos de 31% e 25% em relação à média dos ciclos anteriores de flexibilização da Selic

by Gustavo Kahil
0 comment

O mercado já precificou os riscos esperados para o Itaú (ITUB4) e para o setor financeiro, avaliam os analistas da Ágora Investimentos.

Os investidores têm se questionado sobre o setor com a expectativa do fim do benefício fiscal de juros sobre capital próprio (JCP) e discussões sobre as taxas de juros para o rotativo dos cartões de crédito.

“Contudo, queremos ressaltar aos investidores que esses principais riscos já parecem precificados para o Itaú”, explicam os analistas Gustavo Schroden e Renato Chanes.

Eles calculam que o preço atual da ação seja equivalente a 1,3 vez o seu valor patrimonial (P/VPA), o que implica num retorno sobre o valor investido (ROE, Return on Equity), de 15,1%.

Enquanto isso, o potencial fim do benefício fiscal de juros sobre capital e as mudanças nas taxas para o rotativo impactaria a previsão de lucro líquido para 2024 em R$ 8,2 bilhões, para R$ 31,9 bilhões, equivalente a um ROE de 16,3%.

Ou seja, isso ficaria ainda 1,2 ponto percentual acima do ROE implícito ao preço atual das ações.

“Como tal, acreditamos que os principais riscos no radar estão provavelmente precificados”, apontam Schroden e Chanes.

Descontos

Além disso, o Itaú é negociado a um múltiplo de um preço sobre o valor patrimonial por ação (P/VPA) de 1,5 vez e de 6,7 vezes para o preço sobre o lucro (P/L) de 6,7 vezes.

Isso corresponde a descontos de 24% e 29% em relação à média histórica e 9% e 7% abaixo de um desvio padrão, respectivamente.

Além disso, a Ágora alerta que as ações estão sendo negociadas com descontos de 31% e 25% em relação à média dos ciclos anteriores de flexibilização da Selic em 2011 – 2012 e 2016–2018, respectivamente.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.