As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) estão crescendo à revelia dos últimos resultados menores, chama a atenção um relatório divulgado nesta sexta-feira (9) pela Nord Research.
“Na contramão dos resultados, as ações da Petrobras praticamente dobraram de valor nos últimos 12 meses. A lucratividade, rentabilidade e consequentemente a forte geração de caixa da petroleira impulsionaram as ações para os níveis atuais”, explica o analista Fabiano Vaz.
Segundo ele, após a forte valorização, a Petrobras parece bem precificada pelo mercado. “E, ao contrário da maioria do mercado, nossa percepção de risco associada à estatal ainda é elevada”, pontua.
Ebitda em relação às ações da Petrobras
Ele lembra que, além dos cenários macro e micro mais favoráveis nesses pouco mais de doze meses, não há uma prova desta gestão ou deste governo em um cenário mais extremo e prolongado.
“Parece pouco tempo para a nossa percepção de risco de ingerências reduzir”, avalia.
Ele recomenda a compra das ações da Prio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3) e PetroReconcavo (RECV3), que proporcionam visibilidade e uma melhor margem de segurança.
Balanço
A Nord estima que, refletindo os preços mais baixos do petróleo e as vendas mais fracas, a expectativa para o balanço do último trimestre de 2024 é uma queda de cerca de 10% da receita, Ebitda com leve alta de 4% e um recuo de 12% do lucro.
“Com isso, a estatal deve fechar o ano de 2023 totalizando uma queda de 16% da receita, 18% do Ebitda e 25% do lucro na comparação com 2022”, conclui.