Home Comprar ou Vender Petrobras pode pagar mais US$ 15,8 bi em dividendos no 2º semestre, diz BofA

Petrobras pode pagar mais US$ 15,8 bi em dividendos no 2º semestre, diz BofA

De acordo com analistas, a petrolífera brasileira se encontra em um momento muito forte de geração de fluxo de caixa

por Reuters
0 comentário

Analistas do Bank of America veem alta probabilidade de a Petrobras (PETR3, PETR4) distribuir dividendos extraordinários no segundo semestre, conforme relatório a clientes, estimando que a remuneração aos acionistas pode chegar a aproximadamente 15,8 bilhões de dólares.

Eles argumentam que a empresa não possui uma reserva estatutária e, portanto, não pode reter excesso de caixa, enquanto também avaliam que o governo brasileiro apoia distribuições extraordinárias devido ao seu objetivo de zerar seu déficit fiscal em 2024.

“Nós estimamos que o retorno de caixa da Petrobras possa atingir aproximadamente 15,8 bilhões de dólares no segundo semestre de 2023, o que implica um yield de 17%”, afirmaram no documento com data da véspera, calculando que o ‘dividend yield’ mínimo baseado em 45% do fluxo de caixa livre é de 7%.

Segundo a estatal, esses resultados são importantes para o amortecimento da volatilidade de preços do mercado externo.
Analistas ressaltam que também é fundamental entender como funcionará a política de preços de combustíveis da Petrobras (Imagem: Facebook/Petrobras)

Expectativa para 2024

Para o próximo ano, Caio Ribeiro e equipe esperam que a Petrobras deve continuar a pagar dividendos, uma vez que a empresa se encontra em um momento muito forte de geração de fluxo de caixa.

“Assumindo preços do petróleo de 90 dólares o barril para o ano, estimamos que a Petrobras poderia pagar dividendos de aproximadamente 19,5 bilhões de dólares, o que representa um yield de 21% para o ano fiscal de 2024”, afirmaram, acrescentando que a previsão do yield mínimo é de 15%.

O “dividend yield” é um indicador para avaliar o rendimento das ações com o pagamento de dividendos.

Condições

Eles, contudo, ressaltam que também é fundamental entender como funcionará a política de preços de combustíveis da Petrobras para prever o seu potencial de geração de caixa.

“Pelos nossos cálculos, a preços do petróleo de 90 dólares/bbl, cada desconto de 10% — tanto no diesel quanto na gasolina– versus a paridade internacional afeta a geração de caixa da Petrobras em cerca de 6 bilhões de dólares”, afirmando que veem no momento os preços do diesel e da gasolina com desconto de 13% e 4%, respectivamente.

De acordo com os analistas, a remuneração a acionistas representa um pilar essencial da tese de investimento da Petrobras, especialmente tendo em conta os elevados yields que estão sendo oferecidos pelos pares globais.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.