Os números de produção e vendas da Braskem (BRKM5) no terceiro trimestre de 2023 sugerem que o balanço terá “números fracos”, avalia o BB Investimentos.
Os resultados serão divulgados no dia 8 de novembro, após o fechamento do mercado. A recomendação para as ações é neutra, com preço-alvo de R$ 36. O valor aponta um potencial de valorização de 117%.
“Os dados de produção e vendas demonstraram uma dinâmica desaquecida do mercado, com demanda fraca e problemas operacionais pontuais em algumas regiões impactando as taxas de utilização”, explica o analista Daniel Cobucci.
A petroquímica registrou queda de 1% no volume de vendas de resinas no Brasil no terceiro trimestre contra um ano antes, para 884 mil toneladas, informou a petroquímica nesta sexta-feira, em prévia operacional.
No exterior, as vendas de polipropileno na Europa e nos Estados Unidos subiram 7% ano a ano, para 543 mil toneladas, ajudadas por um processo de desestocagem da cadeia no trimestre, em função dos impactos da desaceleração econômica global.
Já as vendas de polietileno no México saltaram 19% no trimestre em relação a um ano antes, para 214 mil toneladas, movimento atribuído pela companhia a uma maior demanda por recomposição dos estoques da cadeia.
Perspectivas
“O setor segue com demanda reduzida e estoques elevados, com impactos de novas adições de capacidade nos spreads petroquímicos globais, o que deve resultar em mais um trimestre negativo para o resultado financeiro da companhia”, analisa Cobucci.
Segundo ele, espera-se que o setor conte com uma melhoria nos spreads petroquímicos a partir do segundo semestre de 2024.