O BB Investimentos elevou a recomendação para as ações da Vale (VALE3) para compra após o relatório de produção do terceiro trimestre e uma semana antes da publicação dos resultados completos no dia 26, após o fechamento dos mercados.
A produção de minério de ferro recuou 3,9% ante igual período de 2022, para 86,24 milhões de toneladas, enquanto a comercialização cresceu 6,6% na mesma comparação, com a venda de estoques do primeiro semestre e condições favoráveis do mercado, informou na terça-feira.
O resultado ocorreu diante de menor produção de “runo f mine” (minério bruto, sem tratamento) no complexo Paraopeba e à menor produção de Serra Norte.
A qualidade geral, entretanto, melhorou com maior produção na mina de S11D, no Pará, e da maior produção de “pellet feed” de Brucutu, em Minas Gerais, com o comissionamento da barragem de Torto.
“Consideramos os números divulgados como neutros, mas que devem de fato favorecer o balanço do 3T23, a ser divulgado na próxima semana”, apontam Mary Silva e Victor Penna.
Segundo eles, os preços mais altos de minério com avanço operacional devem auxiliar no crescimento consolidado de receita e Ebitda de dois dígitos na passagem trimestral, enquanto a divisão de metais apresenta alguns desafios a serem endereçados nos próximos trimestres.
O preço-alvo de R$ 94 foi mantido, correspondendo a um potencial de valorização de aproximadamente 45%.
“Acreditamos que os dados econômicos divulgados pela China e os sinais acerca de novos estímulos a serem adotados devem voltar a impulsionar o papel no curto prazo”, explicam Silva e Penna.