Enquanto os investidores aguardam a aprovação do ETF de Bitcoin (BTCUSD) pela SEC (Securities and Exchange Commission) para mais um impulso nos preços, o que esperar para as criptomoedas em outubro?
O Bitcoin terminou setembro com alta de 4,07%, enquanto a segunda moeda digital mais negociada, o Ethereum (ETHUSD), subiu 2,73%.
O movimento continua neste início de outubro, mas contrasta com a queda no volume de contratos futuros de Bitcoin, ressalta a analista de criptoativos da Rico, Martha Matsumura.
O volume chegou ao menor nível do ano, “um dado surpreendente considerando o mercado ‘“bullish’ atual e levanta dúvidas sobre o comportamento e perfil dos entusiastas de Bitcoin”.
Matsumura questiona se o mercado está se tornando mais conservador, ou antecipando uma correção das recentes altas.
Carteira
De qualquer forma, a analista observa que a dinâmica está mudando.
“Afinal, aquela volatilidade altíssima já não é tão presente, embora não seja prudente desconsiderá-la da estatística e do padrão de comportamento deste ativo ao longo de sua curta existência, comparada aos ativos tradicionais”.
A decisão para outubro é um portfólio composto por 65% de Bitcoin e 35% de Ether.
“Lembrando que nossa visão de retorno é de longo prazo, de modo que os clientes que queiram participar do desenvolvimento deste racional, poderá executar a compra nos preços atuais, ainda que no curto/ médio prazo as oscilações possam não beneficiar a exposição”, pondera Matsumura.