A análise realizada pela Guide Investimentos sobre a empresa Totvs (TOTS3) revelou que, embora a receita tenha apresentado um crescimento notável de 18% em relação ao ano anterior, superando as projeções do mercado, o desempenho do Ebitda e do lucro ficaram aquém do esperado.
As ações operam em baixa de aproximadamente 10% nesta quinta-feira (8).
O analista Mateus Haag observou que “os números devem gerar uma reação negativa no pregão de hoje”, destacando que o ebitda de R$ 258 milhões, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, não atendeu às expectativas, resultando em uma margem reduzida de 21% no quarto trimestre de 2023, em comparação com 23% no mesmo período do ano anterior.
Desempenho das ações da Totvs em 12 meses
Analisando os números por divisões, a divisão de gestão ERP obeteve mais uma vez o bom desempenho, tendo um crescimento elevado das receitas (+16% A/A), e ainda com elevada taxa de renovação nos contratos.
A unidade de “business performance” também mostrou crescimento elevado da receita (+46% A/A), mas sofreu custos e despesas elevados (em parte devido a itens não-recorrentes, como eventos) e rentabilidade perto de zero.
Já a unidade de “techfin” apresentou resultados fracos no trimestre, em parte por conta da sazonalidade negativa: boa parte das originações de crédito ocorrem no terceiro trimestre.
Desempenho
O aumento nas despesas, impulsionado por diversos fatores, incluindo reajustes salariais e provisões associadas ao pagamento de opções, contribuiu para esse resultado abaixo do esperado.
O lucro líquido de R$ 170 milhões, uma queda de 2% em relação ao ano anterior, também decepcionou.