Uma pesquisa da XP Investimentos com 82 investidores insititucionais e com um valor estimado sob gestão de R$ 160 bilhões mostra que os “tubarões” da Bolsa estão animado com o futuro do Ibovespa.
De acordo com o relatório, obtido pelo Dinheirama, uma maioria significativa dos clientes que responderam à pesquisa (mais de 80%) acredita em uma possível valorização do Ibovespa para entre 120 mil pontos e 130 mil pontos.
Além disso, 26% deles estimam o índice acima dos 130 mil pontos. A estimativa da XP para o valor justo do Ibovespa também está em 130 mil pontos. Cerca de 51% dos entrevistados também demonstraram a intenção de aumentar exposição a ações brasileiras no curto prazo.
“Esse sentimento positivo também é refletido nas preferências dos investidores em relação a setores e fatores”, aponta o relatório assinado por Fernando Ferreira, estrategista-chefe e Head do Research da corretora.
Os investidores estão mais otimistas com setores mais sensíveis às taxas de juros, como Imobiliário e Transporte, além de Utilidade Pública.
Da mesma forma, fatores mais arriscados, como alto Momentum, alto Crescimento e Small Caps são os preferidos entre os participantes. Por outro lado, existe um sentimento mais pessimista entre os setores de Materiais Básicos, Alimentos e Bebidas e Telecomunicações.
“No geral, os investidores parecem relativamente otimistas em relação ao Brasil, impulsionados pelo bom desempenho das ações brasileiras e do Real durante o primeiro semestre de 2023. No entanto, observamos que os níveis de sentimento otimista atual e projeções para o Ibovespa não estão excessivamente altos. Será interessante observar como as respostas dos clientes evoluem à medida que o ciclo de corte de juros se concretiza”, destaca a XP.