Os analistas da XP Investimentos reiteraram a sua preferência pelas ações da Tupy (TUPY3) em relação às da Iochpe-Maxion (MYPK3), revela um relatório enviado a clientes neste domingo (8).
A recomendação para a primeira é de compra, com preço-alvo de R$ 39, enquanto para a segunda é neutra, com preço-alvo de R$ 15.
Lucas Laghi, Fernanda Urbano e Guilherme Nippes relataram quatro principais razões pelas quais há um maior potencial de valorização para Tupy vs. Iochpe.
Destaques
• Valuation atrativo em uma base relativa favorece a Tupy: “Vemos os múltiplos da Tupy como mais atrativos, negociando 12% abaixo de Iochpe e 22% abaixo de sua média histórica”
• Retornos mais altos = múltiplos mais altos: “Acreditamos que o modelo de negócios da Tupy (menos concorrentes, mais produto de valor agregado) suporta um spread ROE-Ke estrutural mais alto em relação à Iochpe”
• Recuperação de veículos pesados no Brasil. “Vemos a Tupy como um bom ativo-veículo para jogar essa (potencial) recuperação da produção no mercado nacional ao longo de 2024 em diante, especialmente após a aquisição da MWM e o aumento da exposição doméstica (com sinergias ainda a serem capturadas, especialmente quando a produção de veículos pesados for retomada) – embora a Iochpe também deva se beneficiar da recuperação mencionada”.
• Efeitos diferentes da volatilidade dos preços das matérias-primas. “Dada a atual tendência de queda dos preços das commodities, vemos um efeito negativo no EBITDA unitário da Iochpe, uma vez que a empresa preza por manter níveis de margem estáveis da empresa em meio a diferentes preços de matérias-primas (com impactos limitados para a Tupy, já que a empresa geralmente mostra uma maior estabilidade no EBITDA em uma base absoluta)”.